30 de set. de 2010

X

Diferenças

Eu tenho escrito aqui nesse espaço alguns pensamentos e reflexões minhas, e sei que cada um que lê esse espaço tem a sua própria interpretação do que aqui vai escrito. A vida que cada um teve até esse momento, a história de cada um é o que trás para cada olhar um ângulo diferente, uma interpretação única, mesmo que com alguns pontos em comum. Estive nos últimos dias atormentada por um pensamento.
Por que existem pessoas que se calam? Por que muitas vezes quando sentimos a necessidade de um ombro, de um consolo, não obtemos esse apoio de onde gostaríamos? Seria tão mais fácil ouvir, mesmo que uma negação, do que nos vermos obrigados a engolir o silêncio.
Algumas pessoas simplesmente não conseguem. Não percebem que o simples fato de dizer algo do tipo "Sinto muito", ou então "Eu lamento, mas não sou como você gostaria" ou ainda "Olhe, não vou me desculpar por não ver as coisas como você", qualquer coisa do tipo pode trazer tamanho alívio para o coração que se vê aflito. Muitas pessoas podem não saber o que dizer em um momento de adversidade, ou em uma situação de luto. Por que não dizer simplesmente "Não sei o que dizer, estou sem palavras"? Não digo isso apenas para situações assim tão tristes, pode ser qualquer situação, muitas vezes apenas abrir o coração e deixar sair a verdade pode aliviar muito mais do que o silêncio que prolonga a ansiedade, a insegurança ou o medo.
Todos nós temos nossos fantasmas, nossa intimidade muitas vezes assombrada e temerosa. Abrir mão das nossas defesas pode muitas vezes ser o suficiente para levar a paz e a tranqüilidade daqueles que nutrem alguma expectativa ou sentimentos sobre nós.
Não entendo porque fazemos tanta questão de nos resguardamos das pessoas que são pessoas como a gente. De onde vem esse nosso medo?
Se for medo de não sermos aceitos, será que não é muito mais provável que não sejamos aceitos por justamente escondermos ou camuflarmos a nossa essência? E se formos aceitos, não é uma imagem fictícia que está sendo aceita ao invés de nós mesmos? Qual a vantagem de lutarmos tanto para preservar e não demonstrar o nosso íntimo se é o nosso íntimo o que há de mais belo e verdadeiro em nós?
Se alguém espera algo de você, não há maior alívio que você possa dar do que expor a si mesmo seja para acatar ou para negar essa expectativa. A verdade, tanto para nós mesmos quanto para os outros, é o alívio que só pode existir através da compreensão. E a verdadeira compreensão só é possível de ser atingida quando a verdade é conhecida. Sejamos capazes de sermos quem somos, e assim deixarmos para trás as armaduras que só trazem peso às nossas costas.

Nenhum comentário: