8 de set. de 2012

Conchas




Já faz muito tempo que ganhei o hábito de em alguns lugares e situações, colher folhas, pedras ou conchas. A vida não me permite ter comigo todas as folhas, pedras ou conchas que colhi, mas embora eu nem sempre consiga guardar na memória os rostos e nomes de muita gente, consigo facilmente me lembrar de cada folha, de cada pedra e de cada concha que peguei.

Talvez esse hábito tenha começado quando eu era ainda pequena, quando esperava para ver as flores amarelas na entrada do pomar floresceram para apanhar uma, e quando não haviam flores, tinha que me dar por satisfeita com uma folha – e uma folha daquela árvore representava a esperança e a promessa de que no futuro haveriam flores para apanhar.

Hoje, um grande amigo partiu. E ao saber da sua partida, me lembrei de algumas pedras que vi na vida, próximas ao mar. Não me lembrei das pedras que apanhei, mas das que vi e decidi deixar na areia. Nem tudo conseguimos apanhar ou carregar conosco, nem tudo precisa estar sob a nossa “posse” para ser nosso. O que é realmente “nosso” habita em um lugar lá dentro de nós, não se toca com as mãos, não é preciso. Nos pertence porque pertence ao nosso coração.

Eddinho foi-se embora do alcance das minhas mãos, mas não está distante do meu afeto. Vive, vive!

Vive nos corações daqueles que o conheceram, onde viverá sempre. Viverá no meu coração junto com outros que lá vivem e viverão sempre, junto com lembranças e memórias, em um lugar onde não se precisa apanhar conchas e pedras para que estas nos pertençam.

Nenhum comentário: