14 de mar. de 2013

Só opiniões...



Hoje uma das gaivotas que costuma sempre vir saudar meu dia ficou especialmente perto, especialmente em silêncio, especialmente sem estar a espera de nenhuma comida (depois da barriga cheia), apenas atenta a me observar em cada movimento, como se eu fosse o animal preso e ela, livre...

(... e não sou? E não é ela o ser livre?)

Enfim, enquanto a observava me observar, me pus a imaginar... E se...

E se ela pudesse voar longe, mesmo bem longe, e encontrar as pessoas que aqui não encontro, e se pudessem falar e conversar...

E se ela fosse dizer sobre o que viu e que vê aqui, todos os dias, dia após dia... O que ela diria?
E se agora ela pudesse me ler os pensamentos, eu estaria a dizer que se ela pudesse voar tanto, e tão alto, e tão longe...

Poderia ela dizer e contar não o que eu digo, não o que eu gostaria que ela dissesse e contasse, mas simplesmente o que ela viu, e vê... o que ela diria?

Se ela, que vem me saudar todos os dias, por horas e horas a observar... o que ela vê? Como ela enxerga o que eu vejo? Enxerga ela o que eu penso, ou enxerga ela o que eu faço? Aquilo que eu penso, aquilo que eu digo, é realmente assim, como é aos meus olhos, aos olhos dela?

O que eu digo e penso ser bom, é realmente bom aos olhos dela? E se...

E se ela puder me entender, entende que eu quero que ela diga só o que vê? Não o que pensa, não o que digo, mas apenas e sem tomar partidos, aquilo que vê?

Pode alguém se colocar tão “à parte” a ponto de relatar fatos, e não opiniões? Alguem imune o bastante às próprias interferências de opinião?

E se as pessoas não podem, podem então as gaivotas?

E se assim fosse... gaivota que ainda agora me observa... e se você pudesse mesmo voar tão alto, e tão longe... você diria apenas o que vê? E se pudesse, o que você vê? ... É bom?

E se me pudesse responder... quando você assim fica a me observar... quando olhas para mim, o que vê você?

(Procuro eu com a resposta da gaivota fatos que já conheço ou afinal a opinião dela?)

Nenhum comentário: