30 de set. de 2010

XV

Estabilidade & Segurança
Dessa vez escrevo atendendo a um pedido. Pediram-me para falar sobre a estabilidade. Não consigo falar sobre isso sem que na minha cabeça venha imediatamente a palavra segurança. E segurança, a meu ver, não passa de uma ilusão. Assim como a estabilidade. Pois a estabilidade de hoje pode simplesmente não mais existir amanhã.
Somos seres em constante mutação, e idealmente, em constante evolução e aprendizado. Éramos menos sábios um ano atrás do que somos agora, passamos por experiências e situações que nos proporcionaram novos conhecimentos, ao menos novos conhecimentos sobre nós mesmos (ou ao menos, assim deveria ser). E muitas vezes podemos apenas não nos dar conta disso. E isso acontece com muita freqüência, infelizmente.
Muitas vezes a vida passa por nós e não nos damos conta de que deixamos passar um tempo precioso através de nós, como se assumíssemos a função de um mero expectador da nossa própria vida, e esquecemos que não estamos assistindo a um filme, mas que desse filme somos os atores e atrizes principais.
Conforme a vida acontece, se nós nos permitirmos "acontecer" junto com ela, tirando de nossas vidas todas as lições de que somos capazes, vamos aprendendo, evoluindo, mudando. E a estabilidade nesse caso não pode existir com a mudança. E a segurança possível é apenas a segurança que podemos proporcionar a nós mesmos, pois se a nossa segurança depende de outras pessoas ou de situações das quais não temos nem poder e nem controle, estaremos nos apegando apenas a ilusões, e ilusões que passam com o tempo.
Se estivermos conscientes, alertas, vamos perceber as mudanças e saberemos nos adaptar as novas situações que surgirem, sem deixar que fique em nossas bocas o gosto amargo da desilusão ou da amargura.
Se aceitarmos que nem mesmo nós temos o controle total sobre o que nos cerca e se nos permitirmos cada vez mais aprendermos e evoluirmos com as situações que a vida nos trouxer, a única estabilidade que desejaremos será a constância de continuarmos sempre evoluindo, progredindo, mudando, crescendo. Sem âncoras que nos segurem e nos impeçam de crescer.

Nenhum comentário: