O que faz uma vida feliz? Sorrisos, amor, afetos, amizades, saúde, família, amigos, valores, princípios. Tanta coisa, tanta coisa boa!
Felicidade é ao ensinarmos, ao abraçarmos, ao transmitirmos afeto e exemplos, sabermos do que falamos, do que mostramos, do que aplicamos em nossas vidas.
Pensar que ao ensinarmos um filho, realmente aplicamos em nós este saber. Sentir, no mais fundo do nosso ser, que falamos o que praticamos, e mais do que nossas palavras, estamos deixando nosso exemplo, nossa verdade mais íntima aplicada e praticada.
Ter perdido a presença física do meu pai me fez perceber e valorizar ainda mais as verdades sempre ditas, os fatos sempre claros, os exemplos de pessoa e de valores.
Então, quando vejo e percebo tantas coisas à minha volta, é do meu coração a voz que me diz com clareza, sensatez e equilíbrio mais ensinamentos ainda...
Quando forem falar do valor e da importância da família, pensem se a palavra que vocês dão é cumprida. Se as promessas são honradas. Ou não falem nada. Um exemplo falso é muito pior do que exemplo algum.
Quando forem ensinar ou dizer que a mentira é errada, pensem se não há mentira dentro de vocês.
Quando forem falar de uma pessoa, seja mal ou seja bem, pensem se essa pessoa gostaria de ouvir o nome dela saindo de vocês. A hipocrisia é sempre muito mal vista.
Quando forem festejar, ou jantar fora, ou passear, ou comprar um livro, um brinquedo, um café, se as suas dívidas estão todas pagas, se moralmente se tem realmente aquilo se gasta. Uma falsa moral é ainda pior que moral alguma, um exemplo falso é muito pior que exemplo nenhum.
Quando forem falar de amor, pensem se sabem honrar este sentimento. Ou não digam nada.
Quando forem falar em saudade, pensem se souberam usar os instantes que tiveram.
A receita para uma vida simples é fácil. Mas há que se ter dentro de si mesmo a verdade para saber usufruir da felicidade. Ou é apenas ilusão, apenas mais um exemplo falso, que é sempre muito pior que exemplo nenhum. A felicidade verdadeira é leve, é livre, não julga e não carrega culpas. Liberta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário